Expansão e Guerra



O espirito da fronteira/ Progresso da América- John Gast

  Essa obra retrata o destino manifesto.  A doutrina do "Destino Manifesto" expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos foi eleito por Deus para comandar o mundo.  Na imagem, podemos perceber um contraste entre luz e sombra.  A “luz” é representada por elementos como a navegação, o trem, o comércio e a agricultura A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas, que estão sendo “expulsos” de sua terra para que pudessem ser ampliadas as áreas de plantio e de criação de gado. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX.





Ataque à caravana – Charles Marion Russell

  Em 1830, a lei de remoção indígena determinou a transferência da população indígena que habitavam a terra leste para a margem oeste do rio. Os índios resistiram, mas com a ajuda da cavalaria três quartos dos índios foram removidos. A imagem mostra os índios se defendendo de outros povos, pois não queria serem transferidos de território. 



Nossas peculiaridades instituições domésticas

  Essa imagem fala sobre a discórdia entre o norte e o sul sobre a escravidão. Alguns nortistas defendiam a abolição da escravidão e durante expansão territorial o problema se agravou. Além disso, os estados do norte impediram a escravidão nas áreas lideradas por eles. A imagem mostra o sul dos EUA como uma sociedade de vicio, violenta e cruel.

Deixe um Comentario.