Depois da guerra civil, os Estados Unidos cresceram aceleradamente na industrialização. Os 

países latinos-americanos (maioria) produziam poucos artigos que lucravam e que poderiam 

ser exportados, fazendo assim, a importação pela Europa. Para os norte-americanos, essa 

importação maior que a exportação era uma representação de que eles estavam virando 

consumidores (alto potencial de mercado consumidor)







Em 1889, foi convocada a Primeira Conferência Internacional Americana (reunião com 

praticamente todos os países independentes). O objetivo dessa conferência era negociar 

uma aproximação comercial, contudo, não foi adiante. Os próximos passos para a expansão 

norte-americana para o sul foi um envio em menor quantidade, e seu alvo principal era Cuba 

(Colônia Espanhola).Na primeira tentativa de se tornar independente (1868-1878) Cuba 

fracassou, já na segunda tentativa (1895) a guerra ainda continuava, porém Estados Unidos 

interferiu e deram ajuda aos cubanos para obter o poder político.






Enquanto Theodore Roosevelt estava como presidente, a ação de intervenção dos Estados 

Unidos se tornou regular, ou seja, comum em Cuba. O governo de Roosevelt apoiou o norte 

da Colômbia ajudando-a na criação do Panamá. Logo após este auxílio, Roosevelt assumiu 

o comando das obras de abertura de um canal que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico 

(Estados Unidos controlou o canal e a sua circulação marítima).







A postura de Roosevelt baseava-se na Doutrina Monroe. Para ele, a doutrina era uma 

declaração norte-americana de que os Estados Unidos deveriam agir, de qualquer maneira, 

sempre que vizinhos violassem os seus direitos. A política de intervenção de Roosevelt na 

America Latina eram ações diplomáticas e militares, a teoria "Big Stick" significa "grande 

porrete", ou seja, os estados Unidos sairiam como heróis, Inglaterra como vilã e Cuba como 

prêmio.



O espirito da fronteira/ Progresso da América- John Gast

  Essa obra retrata o destino manifesto.  A doutrina do "Destino Manifesto" expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos foi eleito por Deus para comandar o mundo.  Na imagem, podemos perceber um contraste entre luz e sombra.  A “luz” é representada por elementos como a navegação, o trem, o comércio e a agricultura A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas, que estão sendo “expulsos” de sua terra para que pudessem ser ampliadas as áreas de plantio e de criação de gado. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX.





Ataque à caravana – Charles Marion Russell

  Em 1830, a lei de remoção indígena determinou a transferência da população indígena que habitavam a terra leste para a margem oeste do rio. Os índios resistiram, mas com a ajuda da cavalaria três quartos dos índios foram removidos. A imagem mostra os índios se defendendo de outros povos, pois não queria serem transferidos de território. 



Nossas peculiaridades instituições domésticas

  Essa imagem fala sobre a discórdia entre o norte e o sul sobre a escravidão. Alguns nortistas defendiam a abolição da escravidão e durante expansão territorial o problema se agravou. Além disso, os estados do norte impediram a escravidão nas áreas lideradas por eles. A imagem mostra o sul dos EUA como uma sociedade de vicio, violenta e cruel.


A intervenção metropolitana foi um modo que a Inglaterra encontrou de aumentar seus 

tributos impondo novas leis, tais como: Lei do Melaço; Lei da Receita; Lei do Selo; Leis 

Townshend; Lei do Chá (a mais bruta) Essa figura mostra o Rei George III forçando o chá 

pela garganta da "América". Pois conforme ele, somente a Companhia Inglesa poderia 

fornecer chá para a América Inglesa. A Inglaterra queria segurar suas outras mercadorias 

para o chá produzido em suas colônias do Oriente O chá, nesta época, era uma produção 

de alto custo, ou seja, dava bastante lucro para a Inglaterra.





A festa do chá, episódio conhecido em recusa às novas leis, propagou em colonos vestidos

de índios atacando navios da Companhia Inglesa das Índias, que localizavam-se na colônia 

de Massachusetts, jogando, por fim, suas mercadorias em alto mar. Por causa desse ato, a 

metrópole adotou um conjunto de medidas/leis, que ficou conhecido como "Leis Intoleráveis": 

os militares da metrópole ocuparam a colônia de Massachusetts fechando o porto e 

condicionando aos colonos, a liberação do ressarcimento pelo valor da mercadoria perdida; 

ampliando também, a presença militar nas demais colonias.





Esta imagem mostra os 5 membros escolhidos para escrever a Declaração da 

Independência, documento elabora sob a supervisão de Thomas Jefferson (foi o terceiro 

presidente dos Estados Unidos). Após a independência, o poder militar que a Inglaterra 

submetia sobre as áreas coloniais prosseguiu por 7 anos, até o Tratado de Paris (1783) ser 

assinado. O tratado era um estabelecimento entre os dois países e o reconhecimento da 

Inglaterra na independência da colônia antiga.



  Por volta de 1620 os Ingleses vieram, abordo do navio Mayflower, para a América para iniciar a colonização, os quais ficaram conhecidos como “pais peregrinos”. Eram puritanos e não se envolviam nas perseguições religiosas. Havia também os anglicanos, sendo que estes divergiam dos puritanos. A discussão baseava-se em questões teológicas, políticas, econômicas incluindo também a Igreja, bem como a forma de buscar a salvação. Os puritanos queriam a reorganização da Igreja e que os fiéis tomassem atitudes para estruturarem o trabalho e a riqueza. Os puritanos foram perseguidos pelos anglicanos e protestantes, o que os levou a optarem pela ida para a América. Para facilitar esta mudança, o rei Jaime I criou companhias de comercio.



    Em algumas partes da América, a colonização ocorreu em razão de países Europeus, tais como Reinos Ibéricos e a própria Inglaterra, os quais tinham o controle pelo Estado. Na América do Norte, a ocupação se deu em razão a colonização Inglesa, onde as iniciativas eram particulares e independentes. Também ocorreu a formação de novos núcleos Ingleses no litoral atlântico, por meados do século 18, denominada as treze colônias da América Inglesa. Os colonos justificavam seus atos em nome de Deus, inclusive quando guerreavam. Para gerar riquezas e comprovar a capacidade de administrador se utilizavam de motivações religiosas.



Em razão das condições climáticas e do solo entre as colônias do Sul, do Norte e do Centro, as colonizações se distinguiam. A economia do Norte e do Centro incluía caça, pesca e exploração de madeiras. O campo dividia-se basicamente em pequenas propriedades policultoras, voltadas à subsistência e cultivadas pela própria família. Predominava o plantio de frutas e grãos trazidos da Europa. A integração entre as economias rurais e urbanas também caracterizou essas colônias. Os excedentes da produção de cada propriedade familiar escoavam para o meio urbano. A relação comercial que tomou maior proporção foi entre as colônias inglesas do norte e do centro e o exterior, denominado de “comércio triangular”.


   Lincon declara o fim da escravidão dois anos antes e ainda durante a guerra civil. mais de quatro milhões de escravos foram libertados em todos estados unidos… esta libertação representou um importante avanço na historia americana. o lado sul, e oeste americanos tinham suas diferenças, no entanto os escravistas do lado oeste foram obrigados a engolir a abolição.




Os ex escravos tiveram dificuldades para encontrar seus lugar na sociedade pôs guerra, o congresso aprovou a lei dos direitos civis que proporcionou os direitos e cidadania para todos… portanto tanto os negros como os brancos, tanto os nativos americanos como os estrangeiros tiveram de começar as suas próprias vidas, mesmo com toda a dificuldade que ainda havia, pois eles tinham os mesmos direitos de recorrer a justiça, e de serem livres… embora as novas leis estivessem em vigor ainda era vetado, negros terem posse em cargos públicos, possuírem armas e coisas do gênero. quem contradicesse as leis, estava sujeito a levar multa, ou ate a prisão.




  Em diversos lugares, principalmente no sul dos estados unidos, as leis separavam, lugares que negros e brancos deveriam frequentar, ate mesmo o transporte publico e as calcadas ode as pessoas estavam aptas para andar eram especificas dependendo da cor da pele da pessoa.o regime de agregação dos negros, ferindo os princípios da nação repetia tudo o que a expansão para o oeste já indicara, sob o discurso de igualdade e democracia os estados unidos exerciam valores de descriminação e racismo.

O Êxtase de Santa Teresa (Bernini)




  O simbólico humano como está representado por Bernini ganha uma conotação ainda mais forte com uma leitura mais contemporânea da experiência extática. Como um gozo feminino, alcançado por uma jaculação mística. A expressão corporal esculpida por Bernini na figura feminina aqui retratada confunde-se com uma experiência que se identifica entre dor e prazer. Em Lacan, esse gozo, é a expressão do gozo pelo significante.

Apolo e Dafne (Bernini)


  Apolo e Dafne é uma das esculturas mais famosas de Berniniretrata o momento em que Dafne torna-se árvore loureiro. A lenda conta que Apolo, o mais belo deus do Olimpo, autoconfiante com seu arco de prata, irrita o cupido com sua arrogância. Assim, o Cupido teria lançado duas flechas, uma de amor em Apolo e outra de chumbo na ninfa Dafne, filha do rio-deus pneu, que afastava o amor. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Baco Ébrio (michelangelo)


É uma estrutura em mármore que retrata Baco, o deus romano do vinho, em um estado revolucionário embriagado. Sentado atras dele é um fauno, que come o cacho de uvas escorregar para fora da mão esquerda de Baco. A imagem dá a impressão de bebida ter "subido a cabeça".

 Busto de Costanza Bonarelli (Bernini)



A imagem é de uma mulher com o cabelo despenteado e camisola aberta no peito: o olhar é orgulhoso e os lábios entreabertos. O busto da mulher é retratada em posição frontal, mas seus olhos estavam arregalados no ato de responder a uma visão súbita e inesperada parecem escapar ao olhar do espectador. A boca semi-aberta no ato de bloquear um gemido, como devido a uma visão inesperada. O cabelo levemente despenteado, jogado para trás para dar a luz a testa larga e cabelos tranças soltas recolhidas por trás da cabeça da mulher, aproveite a mulher por um introspectivo aguda. O manto, como uma camisa, roupa interior, apresenta uma fita simples que segue o decote abrir para dar um vislumbre da mama.